Parceria para permitir uso de celular em vôos


imagem padrão

TAM firma parceria para permitir uso de celular em vôos na América do Sul. Expectativa é oferecer serviço a partir do 2º semestre de 2009. Sistema permite ligações e envio de mensagens SMS e e-mails.

A TAM anunciou que irá oferecer serviço de telefonia móvel a bordo para seus passageiros em rotas da América do Sul. A expectativa é que o sistema comece a funcionar no segundo semestre de 2009.

A parceria que irá permitir que passageiros utilizem celulares e smartphones para ligações, mensagens SMS ou e-mails foi feita com a OnAir, joint venture da Airbus e da Sita, organização que desenvolve tecnologia para aviação.

A TAM informou que o sistema impede que o sinal dos aparelhos gere interferência nos comandos do aeronave, mas pode ser desligado em caso de necessidade.

Para entrar em funcionamento, o serviço depende de autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A companhia informou, no entanto, que já havia feito consultas junto a esses órgãos sobre a utilização do sistema.

Segundo a TAM, a utilização do sistema também depende de se adaptar a lei atual, que permite o uso de celulares apenas com a aeronave em solo e de portas abertas.

A companhia informou ainda que o sistema é cerificado pela European Aviation Safety Agency (Easa) e teve a utilização regulamentada pela União Européia.

Fonte: G1 12/09/2008