Os segredos para acumular e gastar suas milhas aéreas com inteligência


Se antes era interessante acumular milhas aéreas, hoje o negócio é muito melhor. Sim, porque os programas de milhagem são um excelente negócio para quem sabe acumular e usar com inteligência as milhas que acumulou.

Com a correta utilização das milhas aéreas acumuladas você pode viajar sem gastar nada, ter as regalias de cliente preferencial, atendimento preferencial sem enfrentar as longas e tediosas filas e, ainda por cima, a possibilidade de voar na primeira classe pelo preço que pagaria na classe econômica. E você ainda pode ter o privilégio de usar a companhia que quiser.

As milhas aéreas hoje, não se restringem apenas às viagens feitas: os inúmeros convênios estabelecidos com outras empresas podem render milhas através de compras pelo cartão de crédito, em hospedagens e promoções de lojas, entre outros. Basta ficar atento e não perder a oportunidade.

Acumular milhas voando e em terra

Todas as companhias oferecem o programa de milhas aéreas e, para acumular mais, é só manter-se ligado às promoções que elas fazem, além de também estar sempre atento à milhagem que você possui. Assim, você poderá elevar seu status no programa e ainda aproveitar as parcerias feitas entre as companhias.

Na sua vida diária, sempre utilize o cartão de crédito e fique atento às promoções oferecidas pelas administradoras e também aos convênios entre as companhias aéreas e estabelecimentos comerciais. Você pode acumular milhas aéreas na compra até mesmo de medicamentos, de combustíveis, de roupas. Tudo pode render milhas.

Então, mesmo que você não seja um viajante assíduo, inscreva-se num programa de fidelidade e mantenha sempre um crédito de milhas. Você pode precisar delas quando menos espera.

Como acumular suas milhas aéreas

Siga conosco algumas orientações para acumular milhas aéreas:

  • Cartão de crédito, o grande fornecedor de milhas

Compare os benefícios dos cartões de crédito e utilize sempre aquele que lhe oferecer as melhores condições, como bônus de aquisição e múltiplos por dólar contabilizado e que tenha melhor validade para os pontos.

Use seu cartão de crédito em todas as compras. São várias as vantagens. Uma delas é que você pode se programas financeiramente, e outra é que pode juntar pontos para trocar por milhas aéreas. Veja também as vantagens que são oferecidas se você transferir suas contas de consumo para a fatura do cartão. E acompanhe sempre as promoções: você pode duplicar as suas milhas.

Compare também os cartões que permitem trocar pontos por milhas nos programas de fidelidade. Algumas vezes esses pontos podem ser trocados por passagens em companhias que você nunca utilizou.

  • Fidelidade ao programa

Se ainda não está inscrito num programa de fidelidade, inscreva-se. Veja os benefícios da companhia que você sempre utiliza e, se for o mais vantajoso, seja fiel a essa companhia em suas viagens. Quando você acumula milhas num só programa, consegue melhorar seu status e duplicar sua milhagem.

  • Utilize as conexões

Viajar sempre é um prazer. Programe-se para fazer voos mais longos, utilizando as conexões oferecidas. Você pode demorar mais para chegar ao destino, mas contabiliza milhas voadas e rendem mais que os voos diretos.

Como resgatar milhas em passagens-prêmio

  • Pesquise os voos antes de viajar

Se o voo em que pretende gastar suas milhas aéreas não estiver em promoção, você pode optar por outra companhia aérea, guardando suas milhas para futuras viagens.

  • Não perca seu voo

Não se esqueça de que o programa de milhas aéreas é um benefício oferecido pelas companhias. Então, se você perder ou tiver que trocá-lo por outro, poderá sofrer uma multa, perdendo milhas ou pontos. Sem contar que é muito mais complicado trocar voos em passagens utilizadas com milhas.

  • Sempre programe com antecedência suas viagens

Alta temporada, feriados prolongados e eventos importantes nos locais de destino sempre provocam uma alta de preço nos voos. Se você programar com antecedência sempre poderá conseguir melhores preços. O ideal, para isso, é um período entre três e seis meses ou acima disso.

  • Utilize as milhas em voos longos

Compare entre os voos que fizer o valor em milhas que será utilizado. Uma viagem para outro país pode custar o mesmo valor em milhas que outra dentro do Brasil, mesmo mais curta. Assim, é sempre bom manter a reserva de milhas para voos mais caros.

  • Seja um escoteiro de promoções: sempre alerta!

As companhias aéreas sempre fazem promoções para comprar bilhetes-prêmio com milhas, fique sempre atento a isso.

  • Milhas aéreas não são fundo de investimentos: movimente-as

Como qualquer outro benefício, as regras de utilização de milhas aéreas pode mudar, como por exemplo o aumento de milhas para uma determinada viagem. Assim, não acumule demais suas milhas aéreas. Sempre que possível, troque-as, ou opte pela venda, se não tiver previsão para uma viagem.