O que mudou com as novas regras do programa de fidelidade LATAM


novidade para ganhar pontos e milhas na fidelidade latam

No início deste mês de dezembro a LATAM Airlines, maior companhia aérea da América Latina e principal parceira da rede Multiplus, anunciou grandes mudança em seu programa de milhas, o LATAM Fidelidade. Entre os pontos contemplados pela nova sistemática de pontos estão a alteração dos multiplicadores de pontos para voos domésticos e internacionais.

Para você não ficar perdido em meio a tantas novidades que já valem no primeiro semestre de 2017 e escolha o melhor caminho para juntar pontos e milhas, sintetizamos as mudanças em 4 tópicos.

Nova forma de acumular pontos Multiplus em voos domésticos

Agora você não precisa mais selecionar uma classe aérea, ou uma tarifa específica para acumular pontos Multiplus. O novo sistema da LATAM baseia seus multiplicadores de voos nacionais em índices entre 2,5 e 8 e tem como sustentação do cálculo apenas a categoria do cliente dentro da LATAM Fidelidade. Veja a tabela divulgada pela companhia aérea.

multiplicadores nacionais do latam fidelidade

Funcionará da seguinte forma, se você é um cliente Black por exemplo e compra uma passagem entre o aeroporto de Guarulhos em São Paulo, com destino a Confins em Belo Horizonte com um custo de 500 reais, receberá esse valor multiplicado por 7, ou seja, 3.500 milhas TAM, ou pontos Multiplus.

Cabe um alerta quanto as categorias Black e Platinum que terão um acumulo de no mínimo 500 pontos, independente do preço do voo. Mais um incentivo ao upgrade.

Índices para ganhar milhas em voos internacionais

Nos voos internacionais a mudança foi mais brusca e passa a contabilizar não a quilometragem da passagem, mas sim o preço. Preço este, que deve ser analisado em dólar e multiplicado por um valor correspondente a categoria do cliente. Essa mudança privilegia passageiros que gastarão mais em seus voos, não é melhor para todos os cliente, mas é no mínimo mais justo que quem gaste mais ganhe mais milhas.

tarifas-internacionais

Nesse caso também daremos exemplos para que não fiquem dúvidas. Se você é cliente da categoria LATAM, mais básica, e embarca em Congonhas com destino a Miami com um custo de 100 dólares, ganhará 5.000 milhas.

Pontos Elite para upgrade de categoria no LATAM Fidelidade

Outra novidade é a introdução de pontos Elite, exclusivos para mudança de categoria. Eles sim terão por base o tipo de tarifa do cliente e contarão com porcentagens de multiplicação diferenciados para voos nacionais e internacionais.

tarifas-elite

Vamos retomar o exemplo anterior, Congonhas a Miami, e pagar isso com a tarifa Top, ganhará 150% das 5 mil milhas acumuladas como pontos Elite para fazer o upgrade de categoria. São 7.500 para fazer o upgrade de categoria.

Pontuação da Aliança OneWorld

Os pontos Multiplus acumulados com parceiros aéreos da Aliança One Word valem 50 % para a ascensão de categoria.

Nas avaliações que lemos para produzir essa matéria, muitas mencionaram que com isso ficou melhor utilizar uma companhia estrangeira para acumular pontos no LATAM Fidelidade, pois o multiplicador é constante.

Mas queremos saber de você. O que você achou das novidades da LATAM Fidelidade? Conta pra gente e fica atento para não perder as melhores dicas sobre esse programa de milhas e os pontos Multiplus.