Cartão de crédito com milhas ou sem anuidade: Qual é melhor?

O uso do cartão de crédito faz parte da vida da maioria da população mundial. Este deixou de ser simplesmente um meio onde as compras realizadas pudessem ser pagas posteriormente. As administradoras de cartões buscam agregar outras vantagens, no objetivo de conquistar mais clientes. Um dos principais benefícios são os cartões de crédito com milhas. Porém, como tudo na vida, estes benefícios têm um custo. Neste momento surge o questionamento: milhas ou anuidade gratuita?

Eis a questão. Esta é a pergunta que muitos consumidores que possuem um ou vários cartões de crédito fazem. Quem nunca levou aquele susto ao abrir a sua fatura e viu uma cobrança de anuidade com um valor considerável? A primeira coisa que vem à mente é: “vou cancelar este cartão de crédito”. Porém, a maioria dos cartões de crédito que cobra anuidade possui algum tipo de programa de pontos ou milhas. Então, o que é melhor? Para responder a estas perguntas é preciso fazer algumas análises.

Você tem gastos constantes e consideráveis no cartão de crédito?

Você concentra suas compras no cartão de crédito? Costuma comprar passagens aéreas nesta modalidade de pagamento? Utiliza serviços de hospedagem ou compras no exterior? Se sua resposta foi “sim” para uma dessas perguntas, tem perfil de ser mais vantajoso ter um cartão de crédito que cobre anuidade, porém, que também tenha algum programa de benefícios, como as milhas, pois parte dos seus gastos serão convertidos em benefícios e você poderá usufruir disto. Já pensou em fazer aquela viagem tão esperada gastando pouco ou nada, somente utilizando suas milhas?

No entanto, se sua resposta foi “não” para a maior parte das perguntas acima, o seu perfil é de utilizar um cartão de crédito sem anuidade. Ao optar por esta modalidade, os custos são reduzidos e o valor economizado pode ser revertido no que realmente é importante.

Você conhece a diferença entre pontos e milhas?

De forma objetivas, os pontos são oriundos dos programas de benefícios, como os dos cartões de crédito ou programas de fidelidade. Já as milhas estão ligadas diretamente às companhias aéreas. De forma conceitual, são semelhantes, porém, oriundas de fontes diferentes. Mas, a boa notícia é que podemos trocar pontos por milhas. A partir do entendimento da definição, fica mais fácil ter em mente os objetivos e decidir se é mais vantajoso ter um cartão que ofereça o programa de milhas ou estar livre do pagamento de anuidade.

Conheça as regras do seu programa de milhas

Nada mais desagradável do que achar que está cheio de benefícios e, na hora de usar, ter vários impedimentos por parte do regulamento. Por isso, antes de optar por um cartão que contemple o programa de milhas, é importante ler atentamente as suas regras, direitos e deveres. Se não concorda com as regras do programa oferecido é melhor optar por um cartão sem anuidade. Isto evitará transtornos, aborrecimentos e, como dito anteriormente, o valor economizado na anuidade pode ser melhor aproveitado.

Outro ponto importante é saber que as milhas possuem validade. Cada programa possui suas regras de validade e quais companhias aéreas são credenciadas no programa. Desta forma, um usuário de cartão de crédito que possui o programa de milhagens deve ter um controle maior dessas informações. Se não tem hábito ou tempo de verificar estas informações o indicado é abrir mão do programa e optar por um cartão sem anuidade, do contrário, estará literalmente jogando dinheiro fora.

Analise o custo de oportunidade

Em alguns casos, para oferecer a isenção de anuidade, as operadoras exigem que o usuário do cartão faça adesão de algum outro produto, onde na maioria das vezes, possui perdas financeiras ou apresenta desvantagens. É o famoso “dá com uma mão, tira com a outra”. Isto vale também para os programas de milhagens. Este, por si só, está alicerçado no montante de gastos realizados no cartão de crédito. Se for solicitado que seja feita a adesão de um outro produto para poder usufruir das vantagens das milhas, negocie para não sofrer possíveis perdas.

E qual é o melhor? Cartão de Crédito com Milhas ou anuidade zero?

Como pode perceber, a escolha de um cartão de crédito com um programa de milhas ou um com isenção de anuidade vai depender do perfil de cada usuário. Ambas as modalidades possuem vantagens e desvantagens que mudam de acordo com o perfil e uso de cada um. O que é vantagem para um usuário pode ser desvantagem para outro, e vice-versa.

Se tem o costume de concentrar seus pagamentos no cartão de crédito, inclusive nos pequenos gastos do dia a dia, então, aproveite todo esse uso participando de um programa de milhagens. Os bons frutos virão e sentirá a satisfação de poder usufruir dos benefícios ao realizar aquela viagem tão esperada, gastando pouco ou nada em suas passagens aéreas ou demais benefícios abrangidos.

Agora, se o perfil de uso do cartão de crédito é apenas para pequenas compras ou em caso de emergências, o indicado é optar pela opção com isenção de anuidade. O valor economizado pode ser revertido em outras coisas mais necessárias e, até mesmo, se permitir fazer aquela compra não planejada.

Postado em :
Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *