Feliz 2017 para todos os leitores do blog da CSM! Que neste ano você não perca nenhuma chance para ganhar milhas e acumular pontos. Para começar esse ano repleto de feriados prolongados, teremos mudanças nas formas de se juntar pontos nos dois maiores programas de fidelidade do Brasil, o Multiplus, da LATAM, e o Smiles, da Gol. Segue com a gente que lhe daremos as principais dicas para ganhar milhas com esses programas.
As novidades foram anunciadas no fim do ano passado e dividem opiniões de blogueiros e internautas. Mas, independente de qualquer opinião, as companhias bateram o martelo e sentenciaram novas regras a partir do dia 1º no Multiplus e 3 no Smiles.
Em síntese, ambos os sistemas ficaram um pouco mais complexo e é preciso fazer algumas contas para saber quantas milhas irá acumular, mas a parte boa é que todas as tarifas passam a render pontos.
Novas regras para acumulo de milhas Gol
Todos os voos passam a acrescentar seu saldo do Smiles. Sendo que as passagens adquiridas em feirões e com preços promocionais renderão na proporção de um ponto por real gasto, as flexíveis rendem 3 pontos por real e a programada mantém a relação dois para um.
O upgrade de categoria, que garante acesso a benefícios e descontos exclusivos, foi o que teve as alterações mais bruscas. Fique atento se você quer ter mais facilidades para acumular milhas, comprar pontos, ou ter acesso as salas VIP dos principais aeroportos do Brasil.
Agora, o programa de milhas da Gol passa a considerar não apenas a distância de trechos voados. A sistemática predominante até então priorizava passageiros que realizavam uma única viagem internacional no ano, em detrimento ao passageiro que realizava várias viagens curtas.
Com o novo padrão, você pode ascender ao próximo nível dos clientes Smiles com a quilometragem do voo, ou com a quantidade de trecho, contabilizando também as escalas. Veja como ficou:
- categoria Prata (a segunda da escala) – 10 mil milhas ou dez trechos voados
- categoria Diamante (a mais alta) exige 30 mil milhas ou 30 trechos voados
Novidades para ganhar pontos Multiplus
O programa de fidelidade LATAM ficou mais complicado, muito mais complicado e passa a contabilizar dois tipos de pontos: os Multiplus que servem para resgatar passagens aéreas, ou vender milhas; e os novos pontos Elite, que asseguram o upgrade de categoria.
Para saber quantos pontos Multiplus você irá ganhar, não é mais necessário avaliar o tipo de tarifa, mas apenas o valor da passagem e a sua categoria na fidelidade TAM. No caso dos voos domésticos (nacionais) valem as seguintes categorias.
- Categoria Black Signtue: 8
- Categoria Black: 7
- Categoria Platinum: 6
- Categoria Gold: 4
- Categoria Latam: 2,5
Para quem pretende realizar viagens para o exterior, deve avaliar os multiplicadores abaixo.
- Categoria Black Signtue: 12
- Categoria Black: 11
- Categoria Platinum: 10
- Categoria Gold: 8
- Categoria Latam: 5
O valor a ser considerado para efeito do acumulo de milhas TAM não deve considerar tarifas e taxas adicionais. E para os voos domésticos é preciso considerar o valor em reais, já nos voos internacionais, o valor a ser multiplicado deve ter por base o dóllar.
Outra mudança é que os passageiros das categorias Black acumularam no mínimo 500 pontos por trecho e todos os passageiros acumularam no máximo 60 mil pontos em uma mesma viagem.
Para ganhar pontos Elites, a grande novidade da fidelidade LATAM, terá por base as milhas do trecho, que devem ser multiplicadas pelas tarifas. Que tem o seguinte índice nos voos domésticos.
- Tarifa relax: 150%
- Tarifa top: 150%
- Tarifa flex: 125%
- Tarifa básica: 75%
- Tarifa megapromo: 25%
Nos voos internacionais, a milhagem deve ser multiplicado pelos seguintes percentuais.
- Tarifa premium business flex: 300%
- Tarifa premium business access: 200%
- Tarifa economy: 150%
- Tarifa control: 150%
- Tarifa access: 125%
- Tarifa base: 75%
Foram essas as grandes mudanças, com as quais os dois maiores programas de milhas irão iniciar o ano de 2017. Então, o que você achou das novas regras para acumular milhas?