Quem fez esse grande alerta, foi uma das principais referências do blog da CSM, o Mestre das milhas. A crise aérea tornou mais difícil para as companhias aéreas lotarem os voos. A solução encontrada pelos times de marketing foi impulsionar os programas de fidelidade. Desde então, LATAM, Gol e Azul impulsionaram banner e textos informando que as passagens com milhas são a maravilha do século. Mas será mesmo que as passagens são a melhor saída para seus pontos de fidelidade.
A coisa é tão séria, que os fóruns especializados na área tratam isso como uma verdade científica. Mesmo a maioria dos cálculos afirmando que comprar milhas raramente é uma boa opção.
Neste ponto, o blogueiro é incisivo: milhas áreas boas são aquelas que você ganha. Como, por exemplo, aquelas da viagem, ou do cartão de crédito. Sabemos que essa milha possui um custo, porém ela normalmente deriva de um gasto que você faria de qualquer maneira.
As passagens com milhas oscilam cada vez mais
Quando começamos nesse mercado, há mais de 10 anos, o preço para resgatar uma passagem com milhas era praticamente fixo. Hoje, ele oscila tanto quanto a passagem com dinheiro. Assim a vantagens da compra com dinheiro, ou pontos será circunstancial.
Um tio do escritor certa vez, considerava se seria melhor comprar uma passagem com milhas da LATAM, ou com dinheiro. A viagem para Nova York custaria 5 mil reais, ou 140 mil pontos Multiplus, que então valiam 4 mil reais. Logo ele optou pela compra de milhas. A decisão teve um equívoco simples que ainda é muito comum. Ele esqueceu de considerar as milhas que ganharia pelo embarque, cujo valor acabaria superando a vantagem da compra de milhas.
O mais importante disso tudo é saber que os preços são circunstanciais. Sempre, antes de comprar milhas, ou umas passagens com milhas, o ideal é verificar o valor para embarque com milhas e com dinheiro. Além da cotação de milhas.
Em cada caso, a resposta daquilo que é melhor para sua viagem irá variar, inclusive as passagens com milhas. Para fazer a cotação de milhas, basta preencher o formulário no topo do site.