Furto de milhas: saiba como evitar

Com as facilidades oferecidas pela tecnologia, as transações financeiras começaram a ser realizadas, quase que integralmente, pela internet. Consultas, pagamentos, emissão de documentos ou compras podem ser realizadas em alguns cliques, sem a necessidade de comparecer fisicamente a um local. No entanto, com essas facilidades, vieram alguns perigos; golpes e armadilhas para furtar dados de consumidores tornaram-se cada vez mais frequentes.
Esse perigo vem afetando muitos participantes de programas de milhagem que chegaram a relatar o desaparecimento de seus pontos de uma hora para a outra. Para auxiliar nossos leitores, separamos algumas dicas de como manter suas milhas seguras e bem longe de golpes.
Basicamente, os cuidados que você deve ter ao realizar transações de programas de milhagem, são os mesmos que você tem com transações bancárias. Já que os sistemas são bem parecidos e as formas utilizadas para obter dados e milhas são bem parecidos.

1. CHEQUE SEU SALDO REGULARMENTE

Empresas como TAM e Gol costumam enviar para seus clientes, um resumo mensal de suas milhas nos programas Smiles e Fidelidade/ Multiplus. Confira regularmente seu saldo e não deixe de conferir com base no resumo recebido para acompanhar qualquer movimentação detalhadamente. Caso perceba alguma irregularidade, avise imediatamente a empresa.

2. NÃO CLIQUE EM QUALQUER LINK

Emails tentadores chegam à nossa caixa de entrada diariamente. São diversas mensagens de promoções de milhas reduzidas, prêmios, bônus e diversas outras vantagens que levam diversos clientes a clicar em links falsos, os chamados phishing. Normalmente, esses e-mails levam a formulários onde os clientes, inocentemente, inserem seus dados e, consequentemente, o fornece para essas quadrilhas. Em outros casos, ao clicar nesses links, malwares são instalados nos dispositivos, possibilitando o furto de dados e arquivos do computador dos clientes. A melhor forma de evitar esses golpes é prestar muita atenção nas informações recebidas e nunca clicar em nada que seja suspeito, seja uma promoção boa demais ou e-mails fora do padrão da empresa, com erros ortográficos, por exemplo. Se estiver desconfiado sobre o que está sendo oferecido, procure por notícias em sites confiáveis.

3. FIQUE ATENTO AOS COMUNICADOS

Sempre que esse tipo de problema passa a ser recorrente, as empresas avisam seus consumidores. Nos sites das empresas ou por e-mail, sempre são enviados comunicados sobre os cuidados que você deve ter para não sofrer com as fraudes aplicadas. No entanto, muita gente acaba ignorando essas informações, por considerar spam. Como dito anteriormente, sempre verifique diretamente com a operadora qualquer situação que achar estranha ao comum.

OUTROS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS:

• Nunca exponha seus dados
• Instale um bom antivírus
• Mantenha seus navegadores atualizados
• Preste atenção a computadores públicos (local de trabalho ou lan house, por exemplo)
• Cuidado com redes públicas de internet
• Denuncie qualquer erro ou fraude

Pode parecer bem básico, mas seguir essas dicas pode te ajudar bastante. Claro, nada disso é garantia de que você não terá problemas, no entanto, pode diminuir significativamente os riscos de ver suas milhas – ou dados – sendo utilizados indevidamente.
Gostou do conteúdo? Acesse ao site do Compro Suas Milhas e fique por dentro das novidades sobre milhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *