Criminosos podem usar o Instagram para roubar milhas aéreas

Ano Novo mal passou e o carnaval já vem chegando e, daqui a pouco, veremos diversas fotos de nossos amigos e familiares postando as passagens resgatadas com milhas. Mas cuidado, essa é mais uma situação em que expor sua vida nas redes sociais pode representar riscos. Neste caso, as vítimas serão justamente suas milhas aéreas.

Roubar milhas aéreas e o número do cartão

Quem expos a situação foi o pesquisador Karsten Nohl, durante a Chaos Computer Club. Nohl demonstrou que com o código de barra da passagem, retirado de uma foto no instagram com a hashtag “#boardingpass” é possível obter todos os dados pessoas do passageiro e acessar sua conta no programa de fidelidade. Com o código é possível mudar o assento, reagendar a viagem e roubar as milhas sem nenhum problema.

Com um pouco mais de esforço, o pesquisador ou um criminoso virtual poderiam ligar para a empresa de aviação e conseguir o número do cartão de crédito do cliente, ou apenas roubar todas as suas milhas e viver o seu carnaval em Punta Cana.

A sorte, se é que podemos chamar assim, é que ninguém utilizou a técnica para executar uma prática criminosa e não se em notícias de quem haja perdido as milhas por postar suas fotos no Instagram.

O melhor é aproveitar suas milhas

Não precisa de um crime para as milhas sumirem da sua conta do programa de fidelidade. Se ainda não houve ninguém que perdesse suas milhas por postar fotos no Instagram, por esquecê-las na conta acontece e muito. No Brasil, estima-se que 18% dos viajantes perdem suas milhas por conta do estorno das companhias aéreas.

Para não permitir que isso aconteça com seus pontos, você tem duas opções: resgatar uma passagem, ou vender milhas.

Para vender milhas

Vender milhas é mais fácil e rápido do que muitos imaginam. Com o formulário na home da CSM, você preenche seu nome, o e-mail e a quantidade de milhas que deseja vender de cada um dos três principais programas de fidelidade do Brasil.

Em menos de um minuto nossa equipe encaminha o valor de suas milhas do Multiplus, Smiles e TudoAzul. Assim que você confirmar a venda, nós depositaremos o valor adiantado em sua conta corrente, antes mesmo de pegarmos as milhas da sua conta. Assim você está livre do prazo imposto pela companhia e pode voar quando quiser.

Para resgatar uma passagem

Nesse caso, você pode acessar o site do seu programa de fidelidade, buscar o destino e filtrar o resultado por pontos.

Mas nós sempre aconselhamos você a pesquisar o preço da passagem em dinheiro no site da CSM. As vezes compensa mais você transformar suas milhas em dinheiro, para depois pesquisar uma passagem.

Gostou do texto? Tenho certeza que veremos menos fotos de passagens no Instagram dos nossos leitores.

Postado em :
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *